Sobre o RJ
Qual enquete, você acha que abalou o BRASIL?
Combate no RJ
Propina
Eleição
Furtos as lojas
Assasinatos
Pedofilia
Bullying
Ver Resultados

Rating: 2.6/5 (46 votos)




ONLINE
7




Partilhe esta Página

Mto obg pela atenção pessoal, 

eu não sei muito bem como projetar um site 

espero que me ajudem pois preciso muito ' rsrs

 

 

                             Beijoous : Byye . DonaDoSite




Total de visitas: 6546

- Notícias sobre o Japão

- Notícias sobre o Japão

Usina nuclear está em estado de emergência após terremoto no Japão

Redação SRZD | Internacional | 11/03/2011 09h51 

 

 

Depois do terremoto de magnitude de 8,9 que atingiu o Japão nesta sexta-feira, o governo japonês decretou estado de emergência em uma usina nuclear de Fukushima por causa de uma falha no sistema de resfriamento. Não houve radiação, mas a segurança ficou ameaçada.

Yukio Edano, secretário-chefe de Gabinete, afirmou que a usina apresentou uma falha mecânica e por precaução, tomaram a medida.

Um incêndio teria atingido a usina nuclear Onagawa, da Tohoku Eletric Power Company, nordeste do Japão, segundo agências de notícias de Kyodo.

Além delas, as quatro usinas nucleares que ficam nas proximidades do epicentro do terremoto foram fechadas em segurança, conforme informou a Agência Internacional de Energia Atômica.

"As quatro usinas nucleares do Japão mais próximas ao local do tremor foram fechadas em segurança", disse a agência em comunicado.

"A agência ofereceu seus serviços ao Japão, caso o país peça assistência", acrescentou o comunicado.

Notícia inserida em 54 minutos no Google.Noticias

Terremoto no Japão deixa Chile e Equador em alerta para Tsunami

Redação SRZD | Internacional | 11/03/2011 10h01 

 

 

Depois que o tremor de 8,9 de magnitude atingiu a costa nordeste do Japão e provocou ondas gigantes nesta sexta-feira, um alerta de tsunami foi emitido para toda a costa do Pacífico, com exceção dos Estados Unidos e Canadá, conforme informou o Centro de Alertas de Tsunami dos EUA no Pacífico. Países da América do Sul também foram avisados.

Veja os países que podem ser atingidos pela tsunami: Rússia, Taiwan, Filipinas, Indonésia, Papua Nova Guiné, Fiji, México, Guatemala, El Salvador, Costa Rica, Nicarágua, Panamá, Honduras, Chile, Equador, Colômbia e Peru. Austrália e Nova Zelândia, que estavam na lista inicial, foram depois removidos. 

De acordo com especialistas a onda não deve chegar aos Estados Unidos, mas a ilha do Hawai está preparada. Segundo Paul Conneally, porta-voz da organização em Genebra, a onda é maior do que algumas ilhas da região.

"Nossa maior preocupação é com a região da Ásia e do Pacífico, onde países em desenvolvimento são mais vulneráveis a esse tipo de desastre. A tsunami é a maior ameaça", afirmou Conneally.

11/03/2011 | 10h43  |  Aflição 

Terremoto e tsunami preocupam pernambucanos que têm família no Japão

 

 

Moradores de Mitsu-Okayama, no Japão, Herbeni Sousa e a filha Barbara Nakamori, que têm parentes em Pernambuco, conseguiram tranquilizar a família a avisaram, via MSN, que estão bem Imagem: Arquivo Pessoal/Divulgação
Imagem: Arquivo Pessoal/Divulgação

Em qualquer caso de tragédia, cada minuto parece uma eternidade para os familiares que aguardam, angustiados, qualquer contato de alguém que pode ter sido vítima de eventos naturais, a exemplo do terremoto e do tsunami que atingiram o Japão na madrugada deste dia 11 de março. "Estamos todos bem" é tudo o que a estudante Mariana Leite, moradora do bairro dos Aflitos, no Recife, gostaria de ouvir sobre o primo Herbeni Sousa e a filha Barbara Nakamori. Eles vivem em Mitsu-Okayama, desde o nascimento da jovem há 20 anos. "Sempre procuro as notícias, pela manhã, na internet, mas hoje, quando olhei para o computador, tinha um recado do meu irmão, pedindo para entrar em contato com o resto da família para saber deles. Na hora bate a preocupação, até porque ninguém tinha notícia da nada", conta. A boa notícia veio pela única forma de comunicação que Barbara encontrou no país, em uma atualização de status do MSN, ela escreveu: "Avisa a minha avó que estamos todos bem. Faz o favor".

A dona de um restaurante japonês, no Recife, Tomiko Matsumoto, se apega na suposta localização geográfica da família para ter um pouco de tranquilidade. Moradores da região sul, próxima a Tóquio, os parentes dela ainda não conseguiram se comunicar com os moradores de fora do país, uma vez que as telecomunicações de todo o país estão comprometidas, bem como boa parte do sistema de transporte público. "Soube rapidamente pelo NHK (canal público da televisão japonesa) que costumo assistir. O susto foi grande porque o tsunami parece ter sido bem grave. Fiquei preocupada, mas creio que todos estão bem já que a área que eles vivem não foi afetada diretamente pelas ondas", se tranquiliza.

O terremoto de magnitude 8,9 atingiu a costa do Japão nesta sexta-feira (11), às 14h26 (horário local, 02h46 de Brasília), e foi seguido de um tsunami de aproximadamente 10 metros de altura, que arrasou a costa de Sendai (Miyagi) e causou a morte de pelo menos 60 pessoas. Segundo a imprensa local, a polícia de Iwate confirmou 10 mortes e outras três das vítimas eram de Tóquio, incluindo um homem de 67 anos, esmagado por uma parede, e uma idosa, atingida pelo teto da própria casa, que desabou, ambos na região. No entanto, a capital somente chegou a sentir reflexos do tremor, cujo epicentro foi localizado em a 100km da costa nordeste da ilha de Honshu, na região norte do país. De acordo com o Centro de Geofísica americano, USCG, este foi o sétimo terremoto mais violento da história. "Um terremoto desta magnitude tem o potencial de gerar um tsunami devastador, capaz de atingir a costa próxima em poucos minutos e regiões mais afastadas em questão de horas", indicou o USGS em um comunicado. SEgundo a agência nacional de polícia os danos foram muito grandes e demandará muito tempo até que as informações sejam reunidas.

No país, a mobilização agora é para coordenar as operações de resgate e contornar os danos causados em todo o Japão. As autoridades enviaram aviões e navios para a costa de Miyagi, área mais atingida pela catástrofe. Além de toda a rede de telecomunicações estar comprometida, o metrô de Tóquio também foi paralisado. A maior parte das escolas cancelou as aulas de hoje e, apenas na capital, cerca de quatro milhões de cidadãos estão sem eletricidade. Muitos deles estão ilhados e sem poder sair do próprio local de trabalho devido a inundações que também comprometeram completamente a zona portuária. Diversos incêndios foram registrados, o mais grave deles, na refinaria da cidade de lichihara, por isso, além de decretado estado de emergência por conta das águas, também foi decretado emergência nuclear no país.

Repercussão - O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico, por sua vez, incluiu em seu alerta o estado americano do Havaí, Austrália, Nova Zelândia e toda a costa sul e centro-americana no Oceano Pacífico. No Havaí, as sirenes de alerta começaram a soar às 09H59 (04H59 de Brasília) para ordenar a evacuação da zona costeira. A atriz Daniele Suzuki, que está grávida, está na ilha americana e informou do pânico na região pelo twitter: "A policia esta por toda parte com sirenes e dando avisos para evacuar a area. As pessoas na rua estao lotando os supermercados e postos de gasolina em busca de comida e agua... estamos tentando manter a calma", postou. As ondas estavam previstas para atingir a região às 10h, mas, desde então, a atriz não mandou mais notícias pela internet. Pela rede mundial de microblogs, onde os assuntos #tsunami e #Japao estão entre os mais comentados do dia, Ricardo Di Roberto, músico da banda CPM 22, afirmou que deixou o país, em direção aos Estados Unidos, apenas 10 minutos antes do primeiro terremoto atingir o Japão.

Nas Filipinas, as autoridades ordenaram nesta sexta-feira a evacuação total da costa do Pacífico, orientando a população a fugir para o interior. "Recomendamos insistentemente às pessoas cujas moradias estejam situadas perto da zona costeira sobre o Oceano Pacífico que sigam para o interior do território", indicou o Conselho de Gestão de Riscos Naturais em um boletim de emergência. Na Indonésia, as autoridades emitiram um alerta de tsunami para todo o leste do país, principalmente na Papua e nas Ilhas Molucas. 

Por Ed Wanderley, com informações das agências O Globo e AFP Paris